Sunday, August 26, 2007

World Press Photo


Fui lá este fim de semana...
E gostei muito. É, de facto, uma experiência interessante. Os temas são vários, mas a incidência mais forte é sem dúvida a questão dos territórios ocupados, a questão palestiniana...no fundo, toda aquele sentimento de insegurança que se vive naquela região. Parace uma panela de pressão, sempre pronta a explodir...

Há, claro, outros temas abordados. A crise humanitária na zona do Darfur, o Iraque, a fuga de centenas de africanos em caiaques em direcção às costas espanholas da andaluzia e das canárias, algumas catástrofes naturais, como as cheias ou os terramotos, a natureza, o desporto (a famosa cabeçada do Zidane na final do campeonato do Mundo de 2006 não poderia faltar...), etc, etc.

Houve imgens que me marcaram mais do que outras, como a toda a gente que vista esta exposição. Umas imagens fortes, violentas, outras ternurentas, como uma chamada "O Nascimento", que mostra um recém-nascido, ainda ligado à mãe pelo cordão umbilical, e o ventre da mãe ainda aberto (foi cesariana...). Uma foto forte, sem dúvida, mas como todas as outras, não precisa de nenhuma legenda...

Aliás, a mensagem da presidente do júri, aborda muito bem esta questão. A força que uma boa fotografia de uma determinada situação, num determinado momento, pode ter...

Deixo-vos aqui, a única fotografia que consegui tirar (à socapa) lá dentro...
(Façam zoom para lerem a mensagem)

;)




11 comments:

Miguel F. Carvalho said...

a única fotografia que tiras, ainda por cima à socapa, é de um texto??!!!

Are you crazy?? lol lol lol

Ele há horas assim... said...

Achas que um catrapázio enorme à entrada e outro lá dentro, não será razão suficiente para não conseguir tirar fotos ...das fotos??

E esta tirei, porque o segurança virou as costas por breves segundos...

Cromo!!lol lol lol

Miguel F. Carvalho said...

eu é que sou cromo?? quem é que arriscou tirar fotos? e ainda por cima de textos???!! lol lol lol

Daniela Sousa Photography said...

lol... também ainda olhei para os lados, frente e trás, mas senti-me sempre observada! Irra para os segurilas...
Mas trouxe uma revista da visão com as melhores fotos do prémio fotojornalismo vião/bes!! tomaaa...

Ah e essa do nascimento, é simplesmente brutal!!
Também adorei...

beijo beijo

Cristina said...

1, 2, 3, 4... estou a controlar-me para não gritar!! TAMBÉM QUERO IR!!!!

Beijocas grandes ;)

Ele há horas assim... said...

Daniela,

Também tenho essa revista. Toma, toma...!
lol

Cris,

Então estás á espera de quê? É uma hora e picos de Auto Estrada...
Vem até cá...

Beijokas

Miguel F. Carvalho said...

"Toma, toma...!" ??? descobrimos agora que o Ele Há Horas Assim (quando é que revelas o teu nome?) tem 6 anos de idade... lol lol

Lu said...

Escapou-me essa!!!
Também quero!!! :)
Tenho de ir investigar sobre isto!!!
Beijos

mtheman said...

não vi a do ano passado mas já cá cantam umas poucas de world press photos...

acho que com o decorrer dos anos tem-se vindo a perder a "autenticidade natural" nas fotografias... é a minha opinião...

mas não deixam de ser boas fotos...

Catarina said...

Vá-se lá saber por que raio de "preguiça" recusei o convite à última da hora... senão tinhamo-nos cruzado. Quem sabe não ia comer um belo de um Belém com o Horas e a sua menina...

Daniela Sousa Photography said...

horas,
o convite formal para o primeiro jantar de bloggers já está afixado no 27 pages!
agora é passar a palavra, boa??
bjs