Monday, August 6, 2007

Machismo...ou Submissão?


Por vezes tenho dúvidas se vivemos, de facto, numa sociedade machista. Ou, se pelo contrário, a verdadeira mentalidade que está presente na maioria dos lares nacionais não será alternativamente...submissa!

Porque é que eu digo isto? Pois bem, é muito simples. Hoje, quando cheguei de mais um dia de trabalho, tinha como tarefa prioritária...ir às compras.
E porquê ir às compras, quando a companheira até chegou a casa cerca de duas horas mais cedo? A razão, também ela, é muito simples: Porque de cada vez que a minha menina vai fazer as compras (para a casa...), esquece-se, por vezes, que partilha essa mesma casa com mais uma pessoa, que não pode beber sumo de maçã, (mas ela insiste...), que não come fiambre de perú, excepto se fôr fumado em forno de lenha (mas ela insiste...), que prefere requeijão de Seia aos queijinhos frescos (mas ela insiste...), que não bebe iogurtes de Aloe Vera, nem de melão (mas ela insiste...), que compra a fruta que ela gosta, mas que se esquece que, para além de eu gostar daquela fruta, também gosto de outra...etc, etc etc...!!!
Portanto, este fds tomei uma decisão, e informei quem de direito que era o "je" que iria fazer as compras...! (esta parte era só para aquecer os ânimos...hehehe)

E, para evitar ler eventuais comentários, do tipo "ah, e tal, estou mesmo a ver que trouxeste só as coisas que tu gostas, para te vingares, e que a menina ficou a chuchar no dedo..." ou do tipo "pois, imagino...cervejas, batatas fritas, vinho e bolachas de chocolate...nada de iogurtes de Aloe Vera..." informo que trouxe tudo o que a menina pediu para ela e que não trouxe nada que não fosse saudável, à excepção, talvez, de umas bolachinhas digestivas, com cobertura de chocolate branco e iogurte...(mas ela também gosta, ok????).

Mas, voltando ao assunto principal, lá fui às compras. E aqui é que começam, na verdade, as minhas dúvidas acerca do tipo de mentalidade que está presente na maioria das casas das pessoas (pelo menos na zona onde vivo...).

Isto porque no Intermarché da "minha terra" nunca devem ter visto um homem, de fato, às compras, depois de um dia de trabalho. Olhavam para mim como se fosse um ser estranho, a escolher os iogurtes, a fazer os pedidos na queijaria/charcutaria, a escolher fruta, ou simplesmente a procurar a manteiga que prefere...

Sentia-me observado, por todos os lados, pelo universo feminino...mas o mais preocupante é que não olhavam para mim, com aquele olhar ternurento que costumam fazer, quando veêm um homem a empurrar um carrinho de bébé, ou mesmo a passear e a brincar com o seu cão na praia...não! Olhavam para mim, com um ar reprovador, de quem pensa "olha-me este, aqui às compras, no lugar da mulher...armado em esperto. Se fôr preciso é daqueles que bate na mulher e nos filhos dia sim, dia não...". Ou então: "Mas o que é que um gajo vestido assim anda aqui a fazer a estas horas? Deve ser daqueles solitários que ninguém lhe pega, vive sozinho e já deve ter mesmo o frigorífico vazio, para ter que vir aqui...".

A coisa foi de tal forma que, por momentos, pensei que tivesse o fato rasgado em algum sítio. Dei por mim a olhar para o casaco ou para as calças, não fosse o diabo tecê-las e ter um rasgão em qualquer lado, em especial, nas costuras das calças...sem dúvida que isso explicava muita coisa...!hehe...! Mas não...estava tudo bem com a minha roupa e com a minha imagem. O problema devia ser mesmo o facto de estar a fazer as compras num supermercado...num meio pequeno...!!!

Tenho mesmo dúvidas se não estaremos, em determinados casos, perante mentalidades retrógadas, mas no sentido inverso daquilo que se costuma pensar. Pensar que só as mulheres é que devem de ter certas e determinadas tarefas domésticas (como lavar, limpar ou engomar), é tão errado quanto pensar que, por exemplo, se estiver a dar o Benfica (Epá, não comecem com cenas...é o clube mais representativo de uma amostra...afinal são 6 milhões, caramba!:P) e, se o jogo estiver a correr mal, o melhor será não interromper o marido, nem fazer qualquer tipo de perguntas, sejam elas fáceis ou difíceis, porque isso pode significar problemas...por isso toca a fazer tudo em casa, enquanto o marido vê o jogo...e já agora colocar mais umas cervejas no frigorífico...pode ser que, entretanto comece o Desportivo das Aves contra a Naval 1º de Maio...!

Tenho lido diversos blogs de pessoas (especialmente do sexo feminino), que dão a entender que vivem sozinhas. E não me parece que se deêm nada mal com a experiência. O que não sabem fazer, pois aprendem...e com uma certa facilidade. O mesmo é aplicável a um homem que viva sozinho...
Há que fazer de tudo um pouco em casa, mas temos que nos deixar de fazer uma divisão tão rígida das tarefas...não é verdadeiramente necessário ela tratar da roupa por lavar, enquanto ele pendura um candeeiro. Porque não o contrário? Haverá alguma regra que estabeleça a fronteira entre tarefas para o homem e para a mulher, quando partilham uma casa? Acho que é um absurdo pensar-se assim...!

Afinal de contas, será a nossa sociedade, uma sociedade realmente machista? Talvez...!
Mas, por estranho que pareça, são muitas vezes as mulheres que contribuem para esse facto, ao serem demasiadamente submissas em determinadas ocasiões. Eu conheço alguns casos em que isto acontece e, esta noite, ao fazer as compras, na minha "pequena" localidade, senti que isso é um fenómeno, não tão raro quanto se pensa...pelo menos aqui!!

Graças a Deus que a maioria das mulheres (pelo menos as mais jovens) começa a pensar de uma forma bem diferente...
Que continuem a mudar...desde que seja para melhor!!

;)

12 comments:

iinês said...

grande Horas!! Assim é que é, o casal tem que dividir as tarefas, e não vejo mal nenhum do homem ir as compras. Alias, se variarem ainda experimentam alimentos novos que podem vir a preferir,
eu moro sozinha (a maior parte dos meses) e o que nao soube fazer, aprendi. E é assim que tem de ser:)

Cristina said...

Sim, senhor!! Lindo menino!! Uma pessoa que se saiba "desenrascar" é meio caminho andado para a independência... não tem de ficar5 à espera que a(o) companheira(o) tome a iniciativa.

E para que conste: ADORO as tais bolachinhas digestivas cobertas de chocolate branco e iogurte. ;)

Beijoca

Miguel F. Carvalho said...

"no Intermarché da "minha terra" nunca devem ter visto um homem, de fato, às compras" - o problema se calhar é que na "tua terra" devias ir vestido de saloio ou de campino... lol

mtheman said...

não sei se o problema era do fato pá...

acho que tem mais a ver com o facto de verem um marmanjo a pegar em embalagenzinhas de iogurte de aloe vera, queijinhos frescos e fiambre de perú...

pior que isso só se tu andares a comer bifes à bicha em restaurantes de gays... livra!!!

Ele há horas assim... said...

Vê-se mesmo que são dois lampiões...comentários desse género...só podia!!!

hehe...

Ele há horas assim... said...

Mtheman,

Já vi que és daqueles que entram para estas estatísticas...
Pelos vistos, tu és daqueles marmanjos que nunca são vistos num supermercado...
Deves ficar a ver a bola enquanto a coitada da esposa vai ao supermercado.
Ou então, fazes as compras através do Continente Online...mesmo à preguiçoso e burguês!!!
Típico...

:)

Ele há horas assim... said...
This comment has been removed by the author.
mtheman said...

meu caro amigo, aqui o menino vai sempre às compras com a sua respectiva :) as compras cá de casa são realizadas em conjunto :) não acordei agora para as compras como tu :P

Ele há horas assim... said...

Obrigado por justificares...

Já me sinto mais descansado saber que as tarefas são bem divididas...

Já agora, tens problemas em escolher iogurtes de Aloe Vera? Olha, eu não...!!

:P

Inês said...

As pessoas podiam estar a olhar para ti por vários motivos: ou porque nunca ninguém vai de fato para aquele supermercado, ou porque parecias perdido e não sabias o que andavas a comprar, ou porque nunca te tinham visto por ali e há gente que conhece as pessoas com quem se cruza nos supermercados. Já pensaste que esses pensamentos podem ter saído da tua cabeça? ;) Quando não estamos à vontade a fazer qualquer coisa temos a impressão que toda a gente repara em nós :P
Acho que a divisão de tarefas tem de ser feita de forma a que todos fiquem o menos insatisfeitos possíveis. Se um detesta lavar a loiça então o outro pode fazê-lo porque deve haver outra tarefa que goste menos... Eu já disse que só me caso com um gajo que adore cozinhar (sem fazer muito lixo) (e que toque guitarra). São os 2 requisitos fundamentais :P

Miguel F. Carvalho said...

o que o Ele Há Horas Assim queria ouvir era nós a dizermos que se calhar era pela sua esbelta figura que todos olhavam para ele... mas isso vou deixar para as 'babes'... lol lol

Catarina said...

Experimenta passar pelo Modelo meia hora antes de fechar, nesse mesmo fato e com ar profissional e depois diz-me que te sentes olhado de lado... Pois que só falta perguntarem porque é que se leva areia de gato e não as fraldas pós putos!!! Entre outros pormenores... Mas vai daí, eu já sou freaky-nice mesmo... Já não estranho!