Friday, June 1, 2007

Um exemplo a seguir...!

Ontem à noite estive a ler um artigo em que dizia que a construção de um Auto-estrada em Espanha foi anulada numa tentativa de proteger uma série de espécies de animais em perigo, entre as quais o Lince Ibérico. No início do Século XX existiam cerca de 100 mil felinos desta espécie. Agora...existem, em liberdade só cerca de 200 a 300.
Esta iniciativa foi do Ministério do Ambiente Espanhol que, terá agora que encontrar um traçado alternativo para concluir a ligação de 300 Kms que separa as cidades de Toledo e de Córdoba.
Se compararmos esta iniciativa com as autênticas barbaridades que os sucessivos Ministros do Ambiente dos nossos governos (não só o português, mas também o espanhol) têm dado "carta branca", em especial nas áreas costeiras, em que foram autorizadas as construções de várias dezenas de empreendimentos turísticos (e não só...), que foram, a pouco e pouco dando cabo do litoral, então é de realçar esta iniciativa!!

Afinal de contas não são só más notícias vindas do mundo da política...que seja um exemplo a seguir!!

18 comments:

Heidi said...

Oxalá, copiássemos os bons exemplos...

Miguel F. Carvalho said...

junta-te á PETA ou à Quercus!!!

eu prometi a mim mesmo que enquanto existirem pessoas a morrer à fome neste planeta, não me vou sequer preocupar se o caracol de 3 cornos do Myanmar ou se o coelho perneta do Azerbeijão estão em extinção!

E é manipulador colocares a foto de um lince bebé... sabes como as gajas são susceptíveis a esse tipo de imagens!! "Ah tão querido!" "Tão fofo" e assim por diante...

Ele há horas assim... said...

Estas a candidatar-te ao prémio Nobel??? Fica-te bem...!!
E para tua informação, foi a primeira imagem que descobri do Lince Ibérico. Como deves calcular não foi fácil...afinal só há 200 a 300...:P
Percebo o teu ponto de vista, mas não vamos ser mais papistas do que o Papa...penso que há lugar para tudo, combate à fome, à pobreza, à criminalidade, aos maus tratos às crianças, ao abandono dos animais e também à extinção das espécies. É uma questão de equilíbrio do Ecossistema...!!!

Lu said...

Muito bem dito!!
E Miguel, o que é que fazes para combater esse tipo de situação? Ou ficas apenas à espera que outros resolvam a situação das pessoas para depois te preocupares com os animais? É que é sempre muito fácil ficarmos a falar mal, mas se todos nós ajudassemos o próximo talvez nem tudo fosse tão mau. ;)

Achei muito boa a iniciativa de parar uma auto-estrada. Mas nós também fizemos algo pelos flamingos que vinham a Portugal ter os bebés!
Na ponte vasco da gama foi feita uma alteração porque esta ia passar mesmo em cima da zona dos flamingos, então optaram por fazer uma curva, e por causa dos peixes as luzes da ponte são viradas para a estrada de forma a não iluminar a água. Também fazemos coisas por cá, mas ainda são poucas! :)

Heidi said...

Realmente, Miguel, essa agora deixou-me surpreendida...
Eu tento ajudar sempre que posso, pessoas pobres, ou dando roupa, ou dinheiro a pessoas que mo pedem pra ter dinheiro pra uma sopa, ou até mesmo dando comida, quando me vão lá bater à porta. Aliás, são as únicas vezes que abro a porta a estranhos. Quando oiço qualquer coisa do género:"Podia-me ajudar...". Mas tb tenho imensa pena dos animais, de qualquer espécie. E sou capaz até de arriscar só para proteger algum animal em perigo. Os que convivem connosco, têm menos defesas do que um ser humano, e só por isso...

Heidi said...

e k feio é chamar "gajas". Que raiva contida deves ter aí no sub-consciente...

Pedro Almeida said...

Prontos, perdeste o amor das tipas/garinas/cachopas/moçoilas/chavalas/miúdas, Miguel !!!
Bem feito, seu brutamontes insensível...não és nada como o super-herói do Ti Nuno.

mtheman said...

eheehhehe foi gira a tentativa women friendly da foto do miau...

deve estar à espera que lhe vão cair à mão...

Ele há horas assim... said...

lol...coitado do Miki!!
Deem lá um desconto ao homem. O Miki passa horas dificeis (há horas assim...) lá nos confins de Luanda! Ainda por cima tem que pensar o que é que lhe vai apetecer comer com algumas (muitas) horas de antecedência. O rapaz tb não é assim tão insensível como o pintam...acaba por ser um bom rapaz!
mtheman, não preciso deste tipo de subterfúgios...Se estivesse "à pesca" não seria com certeza aqui no mundo bloguista!
Luci, bom exemplo, sim senhora. Não me tinha lembrado dessa.
Heidi, cuidado ao abrires a porta a estranhos. É que às vezes nem sempre o que parece é...

Cristina said...

Realmente... (vou dar razão ao Miguel), o lince da foto é giro.

Adiante... a partir do momento em que os nossos próprios governantes não se preocupam sequer com passagens aéreas para facilitar a vidas das populações, no momento de atravessar uma estrada, esta notícia veio refrescar um pouco a opinião que tenho dos políticos, no geral.

Pena é que estas atitudes sejam tomadas apenas e somente pelos nossos vizinhos espanhóis.

Bom fim-de-semana

Miguel F. Carvalho said...

é uma questão de prioridades...eu coloco o ser humano acima... chamem-me insensível se quiserem mas quando vejo uma gajo sem pernas a arrastar-se pelas ruas entre os carros para arranjar meia dúzia de tostões para conseguir comer um pão, estou-me a borrifar para as conferências em hóteis de luxo com vista a salvar a baleia anã da Mongólia ou o periquito vesgo do Suriname...

e a expressão 'gajas' é no sentido informal do termo... se fosse 'gaijas' seria mais suave??

Lu said...

Ninguém diz que os animais são mais importantes que os homens mas não podemos ser assim tão radicais Miguel, cada um com a sua importância, não achas?
E quando vês um animal morto na estrada? Ou um animal todo ensanguentado porque pessoas sem escrúpulos lhe bateram porque até é engraçado ver o animal a sofrer??
Tudo tem a sua importância e acho bem que haja alguém que lute por eles, já que eles não o podem fazer!

mtheman said...

ele há horas assim... não percebeste a subtileza subjacente à expressão "à espera que lhe vão cair à mão"...

ou então fizeste-te de desentendido... é que ainda estou à espera do jantar que deves...

Ele há horas assim... said...

mtheman...vamos tratar de assuntos pessoais em sede própria, por favor...
:P

Pedro Almeida said...

E se as meninas soubessem da paixão do Miki pelas touradas e pela caça à raposa e ainda pela caça à foca bebé....uiiiiii nem quero imaginar!

Anonymous said...

lolol :) o lince ibérico é um animal fantástico.

Luciana, estou de acordo contigo. Existe espaço para todos os tipos de ajuda, porque a ajuda é sempre bem vinda. Cada um ajuda quem pode e como pode.

Miguel (ou Miki :p...), compreendo a tua posição. Na esfera dos seres humanos é incompreensível que ninguém se incomode e actue para acabar com as desgraças que por aí vão, nomeadamente com a pobreza extrema de alguns povos. No limite, vendo bem o problema, é tudo uma questão de atitudes: a acção do homem face ao mundo que o rodeia. Respeitar os animais,respeitar o ambiente, ser solidário, e motivar os outros para que assim actuem.

O problema agrava-se porque ainda existem muitas pessoas que só olham para os seus umbigos e não pensam que podiam ser eles a estar naquela situação! Nem sequer se importam com as gerações futuras...digo mais, "É um escândalooo!" :p

Assim como nascemos em Portugal, podiamos ter nascido na Somália, ou no Iraque, e seriamos nós a precisar de ajuda. Miguel, quem te disse que não podias ter nascido baleia anã :p, não gostavas que viesse um senhor dizer que "ah, isso agora da defesa às baleias anãs não interessa nada" :P

Aliás, se pensares bem...não é só uma espécie que desaparece. São cadeias alimentares, e isso significa que à medida que os ambientes se tornam repulsivos para as espécies, existem desequilíbrios no ecossistema,e isso reflecte-se na cadeia alimentar do Homem. O que é mau para os animais é mau para o Homem. Poluição, sobrexploração dos recursos, etc...


Aqui fica um vídeo muito interessante sobre o tema:

http://www.youtube.com/watch?v=5g8cmWZOX8Q

Anonymous said...

E aquela galinhazita gordinha que cirandava alegremente pelos pátios e hortas deste país?
Estará condenada ao desaparecimento?

Agora o que está a dar são as aves mirradinhas e amareladas pela gripe... até já fazem manchetes de jornal...

Nos EUA, há produtos alimentares assumidamente transgénicos à venda. Soja modificada e afins...ARRRGHH ...

Depois admirem-se que homens e mulheres se tornem estéreis cada vez mais jovens, que as crianças nasçam deficientes, ...enfim... Não sei, de certo, o que é pior: alimentos criados em climas cada vez mais poluidos, ou no laboratório.

Ele há horas assim... said...

r., concordo inteiramente contigo.
E muito obrigado pelo link. É um vídeo que todos nós deveríamos ver ou rever...

Beijinho