Tuesday, May 29, 2007

Um anjo chamado...Ti Nuno...!

Hoje assisti pela primeira vez ao vivo e a cores uma operação real de salvamento. Foi na Praia da Poça (no Estoril). Estava eu descansadinho a ler o meu jornal quando, de repente, aparece uma senhora vinda sabe-se lá de onde (depois percebi que era a dona do estaminé) a gritar histéricamente a pedir a um dos seus empregados que chamem o INEM porque se estava alguém a afogar. A partir daí, como se calcula, toda a gente que estava na esplanada se começou a levantar das mesas e a apontar a uma "massa" que boiava a cerca de 500 mts. De facto, ao adaptar a visão à distância percebi que essa "massa" era mesmo um corpo humano. A partir daí, tudo começou numa correria. Mas o que mais me chamou a atenção foi a inacção do nadador salvador que se via perfeitamente que não sabia o que é que havia de fazer. Ora bem, como não fuio único a reparar na passividade do rapaz, lá veio um dos donos do estaminé (o marido da senhora que gritava -com cerca de 60 e tal anos) que foi a correr pela escadas da praia abaixo ao mesmo tempo que despia a sua t-shirt e se atirou logo à água (que estava gelada, diga-se). Entretanto um cliente que estava na esplanada, ao se aperceber do que se passava, tomou a iniciativa de pedir uma prancha de surf aos assistente da praia e foi a correr para tentar salvar a pessoa. Só depois é que o nadador se decidiu atirar à água, seguindo o exemplo do mais velho e do cliente e depois de ouvir dezenas de pessoas a perguntar no paredão "Mas então o «baywatch»não vai lá?", " Atira-te homem! Do que é que estás à espera? Que se afogue mesmo?", "Mas quantas pessoas são precisas para que tu te atires à água?".
A pessoa (uma jovem rapariga) esteve não sei quanto tempo sem assistência, sem salvamento, sem que ninguém a acudisse. O senhor mais velho, que chegou mais rápido ao corpo (fantástico!!!), começou logo a fazer a assistência de reanimação, com as massagens cardíacas e a respiração boca-a-boca, tentando manter a cabeça da vítima fora de água enquanto a prancha não chegava. É de louvar...!
Para resumir e concluir uma história já longa, apenas quero registar que graças à intervenção decisiva deste "velho" de 60 e picos anos, chamado carinhosamente de Ti Nuno, foi possível salvar a vida a uma jovem inconsciente, que se meteu dentro de água logo após o almoço e após duas ou três cervejolas geladas...
Quanto ao "baywatch", vim a descobrir que teve um curso de um ano (!) e que estava ali naquela praia há cerca de semana e meia...
Eu só pergunto o seguinte: Se num curso de um ano não ensinam o nadadores salvadores a tomar decisões rápidas em que preciosos segundos podem salvar uma vida humana, então para que é que serve esse curso??? Há profissões, part-times, biscates (chamem-lhe o que quiserem) em que o nível de responsabilidade é demasiado para ser encarado com a leveza tão tipicamente nacional. Estamos a falar de vidas humanas que se podem salvar...
Será que os pilotos têm só um ano para poderem pilotar um avião com 200 ou mais pessoas? Será que um cirurgião necessita só de um ano para operar uma pessoa e, em muitos casos, salvar-lhe a vida? Então, será que é mais importante engatar umas "gajas" (as meninas que lerem isto que me desculpem a expressão) na praia porque sou um "baywatch"?? Ou afinal está ali com a responsabilidade de vigiar as pessoas que estão na água? É certo que há sempre excesso por parte dos banhistas, assim como há muita irresponsabilidade ( como foi o caso desta jovem), mas a verdade é que a função de Nadador Salvador existe por alguma razão, tal como os bombeiros e como os médicos...
Mas não batamos tanto no nadador salvador...afinal ele estava ali há meia dúzia de dias. Terá sido provavelmente a primeira situação difícil com que se deparou...esperemos que tenha aprendido alguma coisa! Quanto à vítima, como já foi dito, salvou-se, sobretudo graças à acção do Ti Nuno e depois complementada pelo excelente (diga-se!) trabalho de reanimação do INEM que não descansou enquanto não sentiu a pulsação daquela miuda. Esta jovem foi acompanhada por um anjo chamado...Ti Nuno...! Um verdadeiro herói!!!

19 comments:

Heidi said...

Horas,
tou impressionadíssima com essa história :( Ainda bem que alguém que estava a assistir à tragédia tomou a iniciativa. A passividade do cidadão português é conhecida...Agora o que não estava à espera, é que o nadador salvador não tivesse mexido uma palha...estamos entregues a pessoas que só querem é estar a exibir o bronze na praia e a engatar umas pitas...Não fizeram queixa do nadador salvador?

Cristina said...

Antes de mais, obrigada pela visita...

Depois, devo dizer que gostei imenso do que li por aqui. Fartei-me de rir com algumas tiradas. Sim senhores, grande humor!

Quanto ao baywatch... aqui está a prova em como nunca achei grande piada a estes cavalheiros. Grande Ti Nuno... são precisos mais homens de fibra como ele.

Fica bem e beijinho

Pedro Almeida said...

Tanto caracter gasto apenas para dizer que vai a banhos no Estoril !!!
Pfffff.......

Lu said...

Estamos constantemente perante incompetentes. Não só na praia mas em todo o lado. Infelizmente!
Por outro lado penso que por ser a primeira vez do nadador como salvador isso bez-lhe um curto circuito no cérebro, mas se tem uma formação, mesmo que de um ano, isso não deveria acontecer, a não ser que estivesse acompanhado de alguém com maior experiência!

Ele há horas assim... said...

Heidi, ninguém fez queixa do nadador salvador porque afinal de contas era um puto e era notória a sua inexperiência a este nível. Mas a fazer queixa de alguém, começava mesmo pelo ISN que é a entidade responsável pela formação dos nadadores salvadores.

Cristina,
Retribuo o agradecimento pela vista e espero que seja a primeira de muitas. É sempre muito bom saber que o nosso blog é apreciado por outros.
Muito obrigado!
Poderás sempre contar com uma visita minha ao "estrelices"...;)
Um beijinho para ti tb.

mtheman said...

o que impressiona na história foi o avôzinho nuno se ter atirado à água enquanto tu ficaste a assistir e a apontar de longe ehehehhe

mas olhem lá, já abriu a época balnear???

Pedro Almeida said...

O Horas não se podia atirar à àgua porque tinha as mãos ocupadas...com uma imperial!

Heidi said...

a minha época balnear vai começar...pras outras pessoas nao sei :P

Miguel F. Carvalho said...

1. tu vais a praias onde as pessoas dizem "Mas então o «baywatch»não vai lá?" baywatch??

2. notei aí alguma inveja pelos papões do nadadores?

3. será que eles perguntam aos nadadores se sabem nadar?

4. e tu continuaste a ler o jornal?

Anonymous said...

Incrível!! uma história e pêras!! Ainda bem que teve um final feliz. Acho que o "Ti Nuno" deu uma grande lição a todos: de humanismo, de sangue frio e capacidade de agir! Haja homens assim! Os putos hoje em dia só querem facilidades e depois, perante as dificuldades, desculpa-me a expressão, "borram-se nas calças" :P...em tudo na vida. Mas isso faz parte da aprendizagem. Esperemos que esse nadador salvador, ou "baywatch" :P, como alguns lhe chamam,tenha aprendido a "mexer-se" quando é preciso.

Saudações de uma intrusa ;)
***

Ele há horas assim... said...

mtheman,
Não me atirei à água porque, ao contrário de mtos que andam por aí, eu não me armo em herói. Se me tivesse atirado à água, o Ti Nuno teria provavelmente que fazer o salvamento a mais um. Eu sei nadar, mas em termos de resistência física tenho que admitir que...deixo algo a desejar. Para além disso, só iria atrapanhar certamente.

Furas, para que conste, estava a beber um cafézinho...

Miki,
1. Eu não tenho a culpa que algumas pessoas sejam influenciadas por séries televisivas;

2.Inveja teria se eles fossem admirados pelas suas acções mais do que pelo corpinho que têm;

3.Iô; :P

4.Não. Mantive-me atento ao desenrolar dos acontecimentos, como curioso que sou...

Há mais questões???

Pedro Almeida said...

Estou mesmo a imaginar......"Ó Ti Nuno eu não me atiro à agua para o ajudar, mas esteja descansado que vou escrever um post sobre si, vai ficar famoso.....não, não precisa de agradecer......não, não, a sério, deixe lá......vou só acabar aqui o cafézinho e já começo a escrever..."

Ele há horas assim... said...

r.,
Bem vinda ao grupo dos intrusos. Esperemos que assim te mantenhas. Quanto à questão do "borrar nas calças" concordo inteiramente contigo. Estes putos de agora querem é "festa". O pior é qdo a "festa" dá para o torto...
Enfim...isso passa-lhes!
Mais uma vez, bem vinda ao Ele há horas assim. Intrusos destes são sempre bem recebidos. A ver se passo pelo teu blog para lá deixar umas "farpas"

Obrigado pela visita e um beijinho à intrusa!

;)

Ele há horas assim... said...

Coitado do Ti Nuno, nem sonha que se fala dele na blogosfera...
Ao contrário de alguns que passam dias e dias seguidos, gabando-se de que se colocarem a expressão "o melhor blog do mundo" no motor de busca vai lá direitinho ao blog do furas...!! Coitadinho...precisa destes entreténs. Vê lá é se arranjas uma vida como disse e muito bem o Miki...andas a passar mto tempo em frente aos ecrãs do PC!!!
:P

Pedro Almeida said...

Oh Miki, I love you so much.......

"Atira-te ao mar e diz que te empurrarem"
"Beija-me na boca e chama-me Tarzan"

Ele há horas assim... said...

o homem passou-se...!

Anonymous said...

Gostei deste momento inesquecível, por segundos lembrei-me dos Ísis, aquele mítico grupo, com letras tão bonitas e vocalistas igualmente talentosos :P ahahah
Gostei!

Anonymous said...

mentira, chamam-se: Íris :P
Site e biografia do vocalista, aqui: http://www.makesiteonline.com/iris/biografias/?domingos/
lolol

Gio said...

Estou depauperado!...

Grande história, e ainda bem que teve um final feliz.