Wednesday, May 9, 2007

Curso de Inglês

A revista Sábado traz esta semana um artigo no mínimo curioso. Segundo esta revista, o nosso Ministro de Estado (António Costa) aproveitou as últimas férias da Páscoa para tirar um curso intensivo de inglês em terras de Sua Majestade. Ao lêr o primeiro parágrafo pensei: qual o interesse desta notícia? Comecei a recear que esta revista se tornasse num 24 Horas com outro formato mas, umas linhas mais abaixo, reconheci que estava a pensar de uma forma errada.
Ora, pois então de acordo com a "Sábado", o Sr. Ministro andava todo contentinho pelos corredores da Assembleia da República a dizer que já "lia tudo e dizia umas coisas".
Formidável!!!
Já não bastava haver dúvidas sobre o curso do nosso Primeiro Ministro , como agora vem a saber-se que o Ministro de Estado (e substituto do José Sócrates na sua ausência) mal falava inglês??
É que se por um lado pouco interessa se o PM é licenciado, o que interessa é que faça um bom trabalho e que seja competente, já um Ministro de um país europeu (pertencente, por enquanto, à UE) não conseguir articular uma frase em inglês não me parece lá muito positivo...ok, fala crioulo, mas convenhamos...!
Afinal de contas, conseguiríamos nós arranjar um emprego com tanta facilidade sem conseguir falar uma língua estrangeira com algum " à vontade" ?? Dúvido!!
Mas, por outro lado, há que louvar a atitude do Ministro. Ao menos, este esforçou-se para aprender alguma coisa. Outros há, (a grande maioria deles) que não aprendem grande coisa, ou então chegam mesmo a desaprender...!

10 comments:

Uwish4 said...

de facto é interessante pensar nisso.. nós, seres comuns, não conseguiriamos um emprego assim...

Miguel F. Carvalho said...

mas em quantos empregos é que temos de falar realmente outras línguas?? nem em muitas empresas multinacionais...

se eles falam lá fora em inglês é porque não respeitam a nossa língua... ou então é porque a pronúncia inglesa é patética... se não falam inglês é porque não uns ignorantes... decidam-se!!!

Ele há horas assim... said...

Ò Miguel, neste caso terás que falar por ti...
No meu caso, se não falasse pelo menos uma língua estrangeira com relativa facilidade (seja inglês ou francês) não teria o emprego que tenho.
Isso é bom para pessoal que tem clientes em Angola ou Moçambique em que basta falar português...
:)

Miguel F. Carvalho said...

e achas que eles entendem?

também temos clientes espanhóis...

Lu said...

Infelizmente quer tenhamos ou não algum conhecimento de linguas, o certo é que nas entrevistas de emprego perguntam sempre que lingua falamos. Embora, por vezes, nunca a venhamos a usar, mas convém saber para o caso de ser necessário.
Mas não deixo de concordar quando dizes que dificlmete teriamos um cargo idêntico sem "à vontade" em alguma língua! :p

Miguel F. Carvalho said...

Ele há horas assim, já foste ao blog do mtheman?

http://euopinotuopinaseleopina.blogspot.com/

Miguel F. Carvalho said...

tenta descobrir quem é o artista...

Ele há horas assim... said...
This comment has been removed by the author.
Ele há horas assim... said...

Nem é preciso...só mesmo um elemento pertencente à classe "ham...burguesa" é que se auto-intitularia "mtheman"...
Mas, para te ser franco, já lá passei sim senhor. Mas foi de "raspão". No entanto, deu para ver que havia dois, não, três grandes tópicos: Benfica, temas relacionados com a Seg. Social ou com finanças, qualquer entidade pública ou mesmo com um qualquer tipo de burocracia e...Parabéns a Mim...sem mais comentários...!!

Heidi said...

Acho que se deve saber sempre uma 2ª língua, para além da natural. Os espanhóis só sabem uma língua, torna-se difícil, não entedê-los, mas fazer com que nos entendam...