Thursday, May 10, 2007

Publicidade nas caixas do correio? Não Obrigado!

Eu não sei se isto acontece com vocês, mas já repararam na quantidade anormal de folhetos, papelitos escritos à mão, jornais gratuitos, calendários, etc, etc que nos colocam nas caixas do correio??? É demais! Ainda hoje, quando cheguei a casa, fui à caixa do correio tirar...supostamente o correio...pois!
Quando peguei em tudo aquilo que estava na dita caixa, ia-me dando uma coisa: Um boletim informativo da Câmara Municipal de Mafra (Ok...vem uma vez de dois em dois meses...nada de extraordinário), dois (!) folhetos sobre uma viagem para a terceira idade à Ria Formosa por 49,90€, tudo incluído, com um delicioso almoço (arroz de marisco típico da região...original no Algarve, sem dúvida!). Este folheto fazia também referência a uma viagem a "Travassos...Em busca do paraíso perdido". Não sabia que tinham feito um novo filme do Indiana Jones...ainda por cima filmado em Portugal.
Para além disto, recebi um folheto das lojas de desconto Plus, um do Carrefour, mais um do Continente e para além disso, tive direito ao jornal Dica da Semana e, como não podia deixar de ser, um papel (tipo cartão de visita), de um senhor muito prestável que fazia todo o tipo de trabalhos em casa. Eh...calma lá...o homem explicava...trabalhos de electricidade, canalizações, arranjos vários e por aí fora.
Eu percebo que os reponsáveis queram promover as suas empresas, as suas ofertas, os seus preços baixos ou informar as pessoas dos seus biscates, mas a verdade é que se gasta tanto papel neste país...e para quê? Para haver cada vez mais incêndios nas nossas já debilitadas zonas florestais? Para que os senhores da madeira façam os seus negócios a seu belo prazer? Para que o lobby da pasta do papel continue a poupar o seu dinheiro e a obter lucros significativos?
É de facto uma indústria importante para nós, a da pasta de papel...mas a manutenção dos nossos espaços florestais não será mais importante? Não será determinante mantermos o equilíbrio dos ecossistemas?
O que podemos fazer?? É simples: dizer não à publicidade excessiva!! Sejam criativos...façam a publicidade de outras formas!

3 comments:

Heidi said...

lololol
parece a descrição da caixa de correio de muitos portugueses...felizmente no meu prédio colocou-se uma caixa exterior ao prédio para que colocassem toda a publicidade. Depois quem quiser levar a publicidade, esta é depois posta num balde, à disposição de cada um, a caminho do elevador...
Por acaso ontém lembrei-me: ainda não houve notícias de incêndios...que continue assim :)

Miguel F. Carvalho said...

existe um autocolante que diz "Publicidade: Aqui Não" que podes colocar na caixa de correio...

eu gosto de receber... é sempre bom saber que no Lidl posso comprar um computador por 999 €... e levo em dinheiro?

Miguel F. Carvalho said...

...e junte-me no mesmo saco as batatas e or yogurts...