Sunday, June 24, 2007

(Licença de ) Obras de Sta. Ingrácia


Mesmo aqueles que nunca visitaram Barcelona, já viram fotografias e já ouviram falar, de alguma forma, da Catedral da Sagrada Família, a grande obra-prima de Antoni Gaudí. Muita gente também sabe que é uma obra inacabada e que, por isso mesmo se encontra constantemente rodeada de andaimes e de gruas, já sendo estes "artefactos" uma imagem de marca da própria catedral. Estas chamadas "obras de conclusão" duram há cerca de 125 anos (foi iniciada a sua construção em 1882).

O que a maioria das pessoas não sabe é que esta construção não tem licença há cerca de 120 anos. É que Gaudí, um ano depois de iniciar a construção, solicitou ao muncípio, uma alteração à autorização já existente (concedida em 1883). Só que...até à data, não houve nenhuma resposta!! A obra foi continuando até aos nossos dias, sendo somente "amparada" pelo silêncio administrativo...!

Fantástico!! Ainda falam do nosso cantinho...!

Existirão, provavelmente, irregularidades na construção de obras públicas nacionais mas, dificilmente, qualquer obra pública nacional estaria mais de 120 anos sem licença...
Este país surpreende-me, por vezes, mas penso que não chegaria a este ponto.

Mas...isto sou só eu a pensar...!


3 comments:

Miguel F. Carvalho said...

e conseguir tirar uma foto de jeito ao edifício?? isso foi o cabo dos trabalhos!!!

Eunice Rosado said...

Esta é que eu não sabia...

Miguel, se me permites: Não és o único.
Estive lá há 5 meses com o meu marido que é fotógrafo e até ele achou a tarefa complicada.
Quando chegámos a malta amiga perguntava "Será que é desta que ficámos com uma foto de jeito da Sagrada Família?"

Heidi said...

Pois, passamos todos pelo mesmo, quando chegamos ao maravilhoso monumento...acho que já nao será em vida, que vou ver a obra completa ;)