
Quando ouvi pela primeira vez a notícia de que a bicampeã europeia de Judo, Telma Monteiro tinha assinado pelo Benfica até 2010, não dei grande importância...confesso. Mas depois de reflectir um pouco, cheguei à conclusão o âmbito desta notícia era maior do que eu inicialmente quis dar. De facto, acho que é mesmo de salientar a aposta que uma instituição como o SLB faz em atletas de alta competição como sejam a Telma. Clubes grandes, como o Benfica, o Sporting ou o meu FC Porto, têm a obrigação de investir não só no futebol. Há que apostar igualmente em outras modalidades, que têm excelentes atletas e que podem (e devem) prestigiar um clube. Se temos uma campeã (ou bicampeã) europeia de judo, então apostemos nela. Se temos um potencial medalhado numa determinada categoria do Atletismo, apostemos nele...Se há outros atletas de uma outra modalidade qualquer que apresenta potencial para se tornar num dos melhores a nível europeu ou mesmo mundial, então, de uma vez por todas, apostemos nele...!!
O futebol é, de facto, e sem qualquer margem para dúvidas, o desporto nacional em Portugal. Tudo gira em volta do futebol. Os jornais e as televisões vendem graças ao futebol.
Todavia, o prestígio de um clube não se mede só em vitórias no futebol. Atente-se no exemplo de equipas como o Barcelona ou o Real Madrid. São dois gigantes no hóquei e no basquetebol respectivamente...! É um facto que a capacidade financeira destes colossos não é comparável à dos nossos maiores clubes, mas há de certeza, condições mínimas para se começar a apostar sériamente em outros atletas.
Tenho que admitir que o SL Benfica esteve muito bem neste negócio...embora não consiga simpatizar com o presidente do clube. Mas, ninguém ou nada é perfeito. Eu também não morro de amores pelo presidente do meu clube. Toda a gente sabe que não é uma pessoa que se possa chamar de honesta, mas...deixêmo-nos de coisas...algum presidente de um clube será totalmente honesto?? Nããããããã....!!
A verdade, doa a quem doer, é que o presidente do meu clube está por trás do seu engrandecimento, so seu crescimento e do seu prestígio a nível nacional e, acima de tudo internacional...
Se outros vierem a seguir o seu exemplo, como líder (e gestor) de um clube durante mais de um quarto de século, certamente teremos instituições desportivas com ainda maior prestígio.
Parabéns ao Benfica por este negócio. Que continue a apostar e que os outros grandes clubes sigam os bons exemplos, sem qualquer tipo de preconceitos clubísticos...