Thursday, July 5, 2007

Até Sempre Henrique

O mundo da representação português ficou mais pobre. Perdeu-se ontem mais um dos grandes nomes do teatro, cinema e televisão portugueses. O Henrique Viana deixou-nos aos 71 anos, depois de uma carreira de 56 anos. Era um actor discreto, mas na minha opinião pessoal, era um dos bons actores que tínhamos. Cómico e divertido, mas também dotado para a representação dramática, quando o era exigido.

Deixo aqui um excerto de uma entrevista que deu ao Jornal Público em 1994:


Qual é a melhor recordação de Verão da sua infância?

Quando eu era puto, não havia dinheiro para a família ir para fora de Lisboa, mas os Verões da minha infância eram giros, todos iguais, no bairro de Santa Catarina, onde nasci e fui criado, a reinar com os outros miúdos. Lisboa era uma cidade pacata, com pouco movimento, e passava-se bem o tempo.

Toma Prozac? Se não toma, toma o quê?

Pro... quê? Nem desconfio o que isso é. Vou-me entretendo a tomar ar, também tomo um uisquinho de vez em quando e, já agora, ando a ver se tomo juízo.

O que é para si o final de tarde perfeito de um dia muito quente?

Uma varanda, perto da praia, um ice-tea fresquinho, a minha mulher, o meu filho, os meus gatos e nada mais.

O que é para si um totalmente detestável dia de férias?

Um detestável dia de férias é a gente ir a caminho da praia, muito bem-dispostinho, e dar de caras com o Vasco Graça Moura.

Há uma geração rasca em Portugal? E, se existe, como se comporta essa geração quando o calor aperta?

Não há nenhuma geração rasca em Portugal. Quem disse tal coisa proferiu uma bojarda sem nome. O que há é uma geração diferente da minha, como a minha foi diferente da que a antecedeu.

Do Minho ao Algarve, escolha a praia que privatizaria só para si, para a sua família e para os seus amigos.

Privatizar uma praia é coisa que não se deve fazer. Uma praia é um fruto da natureza que deve ser usado e gozado por toda a gente. Privatizar uma praia? Não, já basta o que basta.

Quais são os jornais que não dispensa na praia ou no campo?

"A Bola", o "Expresso" e o PÚBLICO (não é graxa).

Conhece o Alentejo profundo? E o Pulo do Lobo? E então?

Conheço o Alentejo e não sei muito bem o que se quer dizer com essa do "profundo". Conheço o Alentejo, gosto da região e dos alentejanos e pronto. O Pulo do Lobo não conheço, mas conheço alguém que já lá esteve e... não ficou.

O que é que o irrita profundamente?

Os xicos-espertos do volante.

Descreva-nos o seu dia ideal de férias. Praia ou campo? Ou cidade?

Um dia ideal de férias é um dia tranquilo, com a família, sem chatices, sem vento, com temperatura amena e um peixinho fresco grelhado. Perto da praia, se possível.

O que é que o incomoda mais: as melgas de Verão ou as melgas do ano inteiro?

Sem dúvida as melgas do ano inteiro. Aquelas que tomam figura de gente, estão a topar?

O seu local de férias tem muito “jet-set”?

Nem jet-cinco, quanto mais!

Há vinte anos vivia-se o primeiro Verão pós-25 de Abril. Lembra-se como e onde o passou? E com quem? E quais eram as suas preocupações?

Nesse Verão, andava eu "em princípio" com a minha actual mulher. Foi, também, a inauguração do Teatro Adóque. Passei essa fase entre umas idas à praia com a Graça e os trabalhos para a inauguração do teatro. Tinha, na altura, vários tipos de preocupações. Como é que eu vou governar a vida de maneira a sustentar uma família? Será que o Teatro Adóque vai resultar? E a revolução vingará? A família que constituí aguenta-se, o Adóque foi um êxito e a revolução deu no que se vê.

Até Sempre Henrique...!

5 comments:

mtheman said...

só faltou dizer que se tratava do sócio nº66102 do glorioso...

Ele há horas assim... said...

Epahh...pelo desculpa pela falha grave!!
Mas eu não lhe queria apontar defeitos...o que eu queria mesmo era prestar-lhe a devida homenagem!

;-)

Lu said...

Li esta noticia ontem. Realmente foi uma grande perda! Grande actor!! :(
Mas pronto, todos nós lá chegaremos... :p

Gasolina said...

Nota curiosa: foi namorado da minha Mãe. Cujos pais rapidamente acabaram com o romance que "boémio e sem vergonha não serve para menina de familia", contava a minha Mãe a rir.
Cheguei a conhecê-lo e era na vida real como nos papéis que representava...

Miguel F. Carvalho said...

bom vivant...

excelente actor...

e um grande benfiquista...