Tuesday, October 16, 2007

A Santíssima Hipocrisia


É um tema sobre o qual eu não me pronuncio muito, até porque é um tema que não me fascina propriamente nem me causa assim tanto interesse.
Sou católico, porque fui criado num ambiente católico, e porque fui baptizado. Nada mais.
Não sou praticante, e as vezes que vou à igreja coincidem sempre com algum acontecimento do tipo casamentos, baptizados ou mesmo (felizmente em menor número) velórios e/ou funerais.

Sempre achei o discurso da igreja, como um discurso um pouco sem sentido, falso e, acima de tudo hipócrita! E é esta hipocrisia que me anda a chocar, em especial depois deste fim de semana, em que se comemoraram os 90 anos das aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos.

Já sabemos que na igreja católica abunda a riqueza e que isso, ao longo dos tempos tem sido cada vez mais visível, de uma forma cada vez menos comprometida por parte da própria Igreja.

Mas daí a mandar fazer um "Mamarracho" daqueles, no meio da Cova da Iria, com um orçamento previsto de 40 milhões de Euros (!!!) e que, como 99,9% da obras apresentou uma derrapagem. Só que a derrapagem foi "só" de 30 milhões de Euros. Esta "coisa" a que só posso apelidar de "atentado" custou 70 milhões de Euros, pagos a pronto pela "humilde" Igreja Católica, que ainda teve a lata de afirmar que foi com o dinheiro dos fiéis, uma vez que esta igreja é para eles...
(As paredes forradas a ouro, devem ter uma utilidade para os fiéis, que só visto!)

Com tanta pobreza, miséria, fome, guerras, refugiados, conflitos sociais, falta de medicamentos e de assistência médica, falta de saneamento básico, doenças incuráveis, crises humanitárias, entre outras tristes realidades domundo actual, estes estafermos vão gastar dinheiro nisto para quê?? Não havia a capelinha das aparições?? Não havia o santuário?? Para quê esta coisa?

É talvez uma das maiores hipocrisias que assisti nos últimos tempos e deixou-me mesmo muito chocado e cada vez mais afastado da religião. Foi este tipo de comportamento da sua Igreja que Cristo idealizou?

Por onde andará a verdadeira essência da religião católica? Será que alguma vez houve? Sinceramente já começo a ter algumas reservas...


5 comments:

Mafalda said...

reservas sempre as tive. dificilmente consigo acreditar naquilo que não sinto. tal como tu, vou à igreja nos momentos em que tal é necessário, no entanto dou por mim, várias vezes, a entrar na igreja apenas à procura de tranquilidade. acabo por sair de lá com mais perguntas do que respostas.

curioso que neste fim-de-semana este foi um tema debatido à mesa. os meus avós, pessoas da terra, já a roçar os 90, acreditam piamente em tudo o que diz o senhor padre. interpretam a biblía à letra e ai de quem duvide!! eu, muito pelo contrário, acredito nos valores que a religião ensina(va). acredito em mensagens, acredito que nos podemos tornar pessoas melhores. mas isso, sinceramente, acho que o conseguimos com esta ou com qualquer outra!

embora se trate de uma obra de engenharia notável, isso ninguém pode negar, é mais uma a juntar aos estádios de futebol, a única diferença é que esta foi paga à cabeça. há tanta coisa que se podia fazer com este dinheiro, tantas crianças que podiam estudar, tantas pessoas a quem se podia ajudar...

Miguel F. Carvalho said...

penso que a igreja de Cristo não era esta... houve pessoas é que pegaram em Cristo para fazer uma Igreja... é diferente...

"Não sou praticante(...)" - este é o tipo de expressões que sempre me fascinou... vou fazer um post sobre isso...

Lu said...

Infelizmente é uma verdade a que assistimos com frequência. Já me tinha perguntado várias vezes o porquê de ostentarem tanta riqueza e bens materiais e pregarem a todos os fiéis que ajudem os mais desfavorecidos, se eles são os primeiros a não ajudar! É incrivel!

Note-se que nunca fui católica e por motivos óbvios nunca virei a ser!

Rodopia... said...

Tal como tu partilho da mesma opinião... Sou católica, mas não praticante, e já dei por mim muitas vezes a questionar os valores da Igreja Católica... Tenho dúvidas, muitas dúvidas e aspectos como aqueles que referiste vão aumentar ainda mais as minhas dúvidas... Aqui por casa, a minha mãe é católica e praticante, enquanto que o meu pai (acho que, provavelmente, por ter uma profissão mais ligada à Ciência) teve a mesma conversa que tu quando as cerimónias se iniciaram. Eu também acho uma hipocrisia porque a Igreja ostenta tanta riqueza e prega a todos para que ajudem os mais desfavorecidos, em vez que ajudarem essas pessoas com o dinheiro que têm... até porque depois as pessoas que têm menos recursos económicos é que acabam a deixar o pouco que têm na caixinha de esmolas da igreja... mas pronto... isto é apenas uma opinião...

Anonymous said...

Apesar de ter sido baptizada quando não tinha idade para optar ou não por tal acto, o percurso que fiz enquanto Católica foi totalmente da minha responsabilidade, uma vez que na minha família sempre me proporcionaram a liberdade de optar. Não concordo de todo com muitos (e são mesmo muitos!) dos ideais que proclama a Igreja, optei sim por ser Católica mas por reger a minha fé à minha maneira. Quanto a este "mamarracho", acho desnecessário e, mais uma vez, uma simples ostentação de riqueza por parte daqueles que defendem o voto de pobreza. Enfim.

Continua a intrigar-me o facto de tudo neste país estar sujeito a impostos (por tudo e por nada, diga-se) e a Igreja manter-se, desde sempre, "impune" (salvo seja).

Beijinhos