Monday, October 8, 2007

A Pérola das Caraíbas












Ok...conforme prometido, aqui vão umas imagens de Cuba. Um país fascinante, com gente admirável, interessante, simpática, humilde e com uma capacidade intelectual muito acima da média.
Um povo culto, bem informado, apesar de toda as dificuldades de se viver num regime fechado como aquele.
É curioso, como é aquele regime que torna este país e este povo tão fascinantes. É irónico, mas também real! Quando aquele regime cair (e não duvidem, vai cair mais cedo ou mais tarde...), Cuba perderá metade do encanto que tem actualmente. É obvio que para o povo será melhor , porque significará, acima de tudo, liberdade de expressão e de opinião! Mas por outro lado, será a meu ver um país que irá passar por algumas (muitas) dificuldades, quando se tornar numa democracia e adoptar um modelo capitalista.
Tenho muito para dizer sobre Cuba em geral, Havana em particular. A cidade que mais me marcou até hoje. E não se esqueçam que estou a referir-me a uma cidade em que mais de 70% dos edifícios estão degradados e em que a pobreza do povo é bem evidente. Mas não deixa, por isso, de ser uma cidade encantadora, com os edifícios de estilo barroco, com as "relíquias" que andam nas estradas, com a música e a dança um pouco por todo o lado, não só na capital, mas espalhado por todo aquele país.
E os Mojitos, os Daiquiris, as Cuba Libres e as Piña Coladas...
Nem imaginam as saudades que me deixou aquela ilha a mais ou menos 200 Kms a sul de Miami...
Só quem lá vai é que entende verdadeiramente o fascínio daquele país.
Tenho que lá voltar!!! Seguramente...!!!
Fica aqui um "cheirinho" de Cuba...divirtam-se!

Hasta siempre!

;)

43 comments:

Cristina said...

Tens noção que despertaste em mim instintos potencialmente assassinos?! Estou com vontade de te dar um verdadeiro enxerto de tareia, só por causa da fotografias... :S

Beijocaaaaaa

Cátia said...

que invejaaaaa :( Para a próxima também vou!

Miguel F. Carvalho said...

e a mítica foto da Praça da Revolução??!!!

José Marau said...

Mas que bela saudade essas imagens acabaram de me provocar!!
Embora fosse 1 viagem q apenas valeu por 2 dias, aqueles passados em Havana, pois o resto foi em Varadero, o que pra mim foi um desperdício, pois é só praia!

Ele há horas assim... said...

José Marau, penso exactamente como tu. Se soubesse, teria trocado incondicionalmente os 5 dias de Varadero por 5 de Havana e ficava só dois em Varadero...

Da próxima já sei...
Bem vindo! ;)

Miki, também tenho, obviamente, mas como é uma foto já muito vista, optei por colcoar aqui outras fotos. De qualquer forma se estiveres atento à fotografia do carro azul, de porta aberta, com um cubano a fumar, verás que apanha parte do memorial a José Marti, a construção mais alta de Havana, com 136 mts de altura e que está situada exactamente na praça da revolução, do lado oposto da famosa fachada do edifício que contém uma gravura do comandante Che Guevara e que contém as famosas palavras "Hasta la vitória Siempre".

Cátia, Será muito bem vinda! A próxima viagem grande será a Nova Iorque no próximo ano...se tudo correr bem! Bjos

Cris, hehehe...não te imaginava com tais instintos. Mas se conseguires guardar essa vontade de me bateres até à data do jantar (que ainda não faço ideia qual será...), o melhor será ficarmos em lados opostos da mesa. Até porque levarei, com certeza as fotografias todas de Cuba...

Beijokas

Daniela Sousa Photography said...

Olha... ando a decidir entre Riviera Maya e Cancún, mas parece-me que Cuba vai entrar na corrida!!
Fotos fantásticas...
beijo

Ele há horas assim... said...

Dani, há quanto tempo...!!
:)

Eu não teria dúvidas entre a Riviera Maya e Cancun. Vai para a Riviera. É muito mais rico, culturalmente falando e não é só praia e copos. Cancun é exactamente o contrário...

Já agora, se optares pela Riviera...não me queres levar? Eu juro que não incomodo muito...
;)

Beijokas

Miguel F. Carvalho said...

eu quero é alinhar nessa de NY... como é que é?

Ele há horas assim... said...

Até agora sou eu e a Marta...
E tu!

Já somos três. Com um pouco de sorte ainda convencemos o Dr. Deloitte e a respectiva...e aí já seríamos 5!!!

CAP CRÉUS said...

Muito boa as fotos!
está na minha lista de prioridades, mas não sei bem para quando!
Hasta pronto!

mtheman said...

para NY eu e a minha respectiva tb alinhamos...

Miguel F. Carvalho said...

já temos excursão para NY... só casalinhos... tenho de arranjar alguém... ;-)

Cristina said...

Tb vou... mas não faço par com o Miguel!! Não durmo com homens desconhecidos! Na melhor das hipóteses, ele dorme no sofá! lol

Horas, 'tás com medinho, é? Meu amigo... tenho 1,55m... acho que não sou muito assustadora! :D

E a jantarada? Vou começar a ir para o Porto e só a partir de Janeiro é que vou ter os fins-de-semana. Até lá, I'm out!

Miguel F. Carvalho said...

existem quartos duplos... lol

Cristina said...

Pronto... calaste-me! Ficamos por aqui (damn!!).

Anonymous said...

Posso ir também???? Não me importo de servir de vela aos casalinhos :-))))))))))))))

Patrícia said...

inveja!!!

Ele há horas assim... said...

Ok...

Vamos todos juntos para NY. O que nem é tão má ideia assim...
Afinal de contas, as viagens em grupo saem sempre mais baratas...lol!

;)

Miguel F. Carvalho said...

então, pelas minhas contas estou a partilhar um triplo com duas mulheres... lol

Ele há horas assim... said...

Miki, não comeces com as tuas fantasias...

Cristina said...

Cheio de sorte, Miguel... ressonas?? Isso é que me chateia mesmo a sério... :)

Miguel F. Carvalho said...

não, não ressono...

Joana said...

Obrigada!
Passarei a visitar-te sempre

Pedro Almeida said...

Bla bla bla....e fotos da Marta em Bikini não se arranja ???

Ele há horas assim... said...

Olha, olha o Furas a esticar-se...
Pede as fotos da amigas romenas do Miki em Bikini...
Não é ele que está sempre a dizer que são só amigas? Então...?

As fotos da Marta não são para divulgar em prça pública...

Ai, ai, ai...

:)

Miguel F. Carvalho said...

mas quais amigas romenas???!!!

José Marau said...

Obrigado cara amiga!
Só ainda p acrescentar q estava com mais 5 pessoas e 4 delas, em Havana quase choravam para ir para Varadero.
Eu só dizia "Oh meu Deus! Como é possível dizer tamanhas coisas?"!
Estar em Havana foi como fazer uma viagem no tempo. Fantástico!
Ainda bem q tb pensas assim.
Grande bjinho*

Daniela Sousa Photography said...

Olha vão todos para NY e ninguém convida, tá bonito sim senhor!!

cristina,
irra dormir no mesmo quarto que o miguel.... :s

e miguel... bota um post com um anúncio!! hehehe!

beijo

Cristina said...

Dani, nos scouts, passei noites em branco, por causa de cavalheiros roncadores... dormir com o Miguel não deve ser difícil. Digo eu... e antes que venham com piadas... quando falo em dormir... é dormir a sério. Daquele dormir profundo, de olhos fechados, sonhos e tal.

Lu said...

Fotos fantásticas!! :)
Os carros são um achado!! :D Que espetáculo!!
Não tinha esta noção de Cuba porque uma amiga minha foi e contou-me que era praticamente impossivel andar nas ruas por causa da pobreza e consequente criminalidade!! :S Mas estou a ver que deve ter sido uma jogada para eu não visitar tão belo país!! :p
Beijocas

Miguel F. Carvalho said...

O Ele Há Horas Assim já recebe beijinhos do José Marau... Nunca me enganaste!!! lol

já estou num quarto quádruplo com a Cristina, a Kikas e a Daniela... isto vai ser uma viagem inesquecível!!!! lol lol lol

Ele há horas assim... said...

Miki, a Daniela queixa-se que nem foi convidada e tu já andas a dizer que vais dormir com três mulheres, a Kikas, a Dani e a cris...
É assim que se criam os boatos...lol

Dani, Sabes que serás sempre bem vinda numa viagem destas...a tua boa disposição e companhia é sempre uma mais valia para uma viagem...Estás oficialmente convidada...por mim!!!

José Marau, podes tratar-me por horas, mas por favor não me mandes beijinhos...nem te refiras a mim como amiga...! É amigoooo!!
É que somos do mesmo sexo, mas ambos gostamos do sexo oposto, ok?
lol

Abraço

Miki...tinhas que fazer o comentáriozinho bonito...de artista!! lol

Catarina said...

Olha olha... Vinha eu fazer um comentário pseudo-mal-disposto e acabo a ver que tiveram todos a mesma ideia que eu... Pois que a minha sis, do outro lado do Oceano, tem uma visita marcada lá para Março ou Abril!!! Pois que me parece excelente ideia, mas se demoramos tanto tempo a marcar um jantar não antevejo que a coisa saia antes do ano 2010 hehehe

Ele há horas assim... said...

Catarina_em_lx,
E não é que me tiraste algumas palavras da boca??
Salvo seja, claro!

Hehe...

;)

Beijos

Pedro Almeida said...

Organizemo-nos!!!
Se o Miki fica a dormir com 3 moças eu exigo ficar com a Catarina em Lx, a sua irmã e o José Marau (se não te importares claro, Horas)!!!

Ele há horas assim... said...

Mas isto parece o Hotel da barafunda!!!
Ò Furas...isto não é a Pensão Estrelinha!! Se queres ficar com alguém ficas com o Miki. Afinal de contas até já o conheces bem, não te importas que ele ressone, nem nada. E também podes partilhar o quarto ( e tudo o resto que entenderes...) com o José Marau!
Eu deixo...

:)

Cristina said...

Mau... mas o Miguel não era para ficar comigo, com a Dani e com a Kikas??!!

Ele há horas assim... said...

Olha...e que tal reservarmos uma suite super gigante e ficarmos todos juntos? Hum?
Assim já não havia problemas destes e ficávamos todos juntos...

Tudo ao molhoooooooo!!!!!!

;)

Miguel F. Carvalho said...

bacanais não obrigado... vamos lá ter alguma decência...

Ele há horas assim... said...

Mas alguém falou em bacanais???

Miguel F. Carvalho said...

tudo ao molho??

Ele há horas assim... said...

Não me parece sinónimo de bacanal, Miki!!
Já pareces o furas...!

:P

Rodopia... said...

Cuba sempre foi um dos meus destinos de sonho... e este post só aumentou ainda mais a minhas expectativas... :) Que inveja que eu tenho... :S