Saturday, October 27, 2007

Idades...

Eu não costumo ser uma daquelas pessoas que passa a vida a lamentar-se que está a ficar velho e que já não tem a energia dos outros tempos. Como eu costumo dizer, isso de uma pessoa estar a envelhecer é mais umas daquelas constatações óbvias, que ninguém discute. Envelhecer, envelhecemos todos...! Agora, o sentimento interior de se estar a envelhecer é que pode ser confrontado de diferentes formas, consoante estejamos na presença de uma pessoa com espírito jovem, ou de uma cuja capacidade para lidar com o envelhecimento não é muito positiva.

Nestas últimas férias que fiz (em Cuba, para os mais distraídos...), conheci um casal e mais uma senhora, cujas idades andariam muito à volta dos sessenta anos, ou talvez um pouco mais, mas com uma alegria, vontade de viver, espírito jovem tal, que os via, a maior parte do tempo, rodeados de grupos de jovens, a rir, a beber uns copos (uns valentes copos, diga-se...), a combinar uma saída à discoteca local, a participar, de espírito aberto, nas excursões aos cayos...então a senhora tinha muito mais vida que a própria filha cuja idade rondaria os trinta e muitos, quarentas...
Ficava fascinado com a vontade de viver e de conviver daquela gente e só pensava que quando chegasse à idade deles (se lá chegar) queria ter este espírito.

Velhos? Velhos são os trapos!!

É admirável...

10 comments:

Pedro Almeida said...

Seriam swingers ???

Cristina said...

Acho que está na altura de pensares em comprar umas pantufas quentinhas...

mtheman said...

gerontofilia???

Ele há horas assim... said...

Furas e mtheman, tomara vocês chegarem à idade daquelas pessoas...quanto mais terem o espírito jovem delas...

Cris, já tenho. Já me preparei com antecedência para este Inverno...
:P

Beijo

Lu said...

Concordo contigo, sei bem como essas pessoas são. Sabe sempre bem estar ao pé delas o que daqueles rezingões, sempre a falar mal etc etc.
Quando envelhecer quero ser assim, aceitar a minha velhice e estar bem com tudo! :D
Beijoca

Bárbara Cecília said...

Velhos menino, somos nós, com nossos livros, compromissos, programas de televisão, passeios chatos e manias! Beijos! Fique bem e tenha uma boa semana!

Miguel F. Carvalho said...

isto parece-me já conversa de velho!!!

essas pessoas não tinham espírito jovem... tu é que estás a ficar um velho marreta!!! lol

Rodopia... said...

Acho que todos queremos ser velhinhos enérgicos quando formos mais idosos. Acho que todos os velhos o desejam. Muitos dos idosos com quem já contactei gostavam de fazer mais do que ficar sentadinhos no banco do jardim, como toda a gente espera que eles façam, mas própria sociedade cataloga os velhos como inúteis e não lhes dá grandes hipóteses de traçar um cenário diferente. É verdade que também há velhos rezingões para quem nunca nada está bem, mas também há os outros, os que até queriam fazer e conseguiam fazer mais mas a idade (que é apenas um número) faz com que, muitas vezes, não os deixem fazer coisas diferentes e os abandonem por aí, caidos no esquecimento, num qualquer lar ou hospital.

Mas isso já dava outra conversa e eu sou suspeita a falar destes assuntos.
(Desculpa o comentário melodramático.)

;)

Cátia said...

Espero também ter essa força que eles tinham!

Daniela Sousa Photography said...

Quero chegar aos 70 com essa pica toda, muitos copos, muitas viagens, muitas discotecas, muita coisa louca...
mas acima de tudo com muita cabeça também!

beijo