Sunday, February 17, 2008

Rotinas: Um estilo de vida?

Como se tem tornado um hábito nos nossos fds, ultimamente, as solicitações foram mais que muitas: almoçaradas (pela tarde e noite fora) no Ribatejo, com um assador de porco a encher-nos o prato de 15 em 15 minutos (ahhh...belo petisco), jantarada na Expo, seguida de uma sessão de cinema, joguinho de ténis na manhã seguinte (com direito a molha e tudo), outro convite para almoço, com direito a ver e brincar com a "sobrinha emprestada" que já não via há algumas semanas...

Enfim, outro fds cheio de actividades para todos os gostos e feitios.

Mas...não chega! Agora mesmo neste preciso momento acabei de combinar com um amigo, uma sessão de convívio durante a semana. Não pode ser só trabalho...vejam o caso dos nuestros hermanos aqui no país vizinho: as cidades e vilas mantêm-se cheias de gente, depois do horário de trabalho, em especial nos cafés e bares, porque a malta gosta de confraternizar e relaxar depois de um dia muitas vezes stressante.

É uma coisa que eu vejo pouco em Lisboa e que me deixa algo triste...

Ver esta cidade, a partir das 18:30 começar a ficar deserta, sobrando apenas os que moram dentro da cidade. E mesmo esses, vão para suas casas, deixando a cidade despida, sem grande vida nocturna (à excepção da noite de Sto. António). Uma pessoa dá um pulo a Espanha (e não precisa de ir até Madrid...basta atravesar a fronteira e andar poucos quilómetros) e vê que o estilo de vida é completamente diferente. E na minha opinião, para muito melhor.

Acabamos sempre por sair um pouco daquela rotina de se fazer sempre os mesmo caminhos para casa, quase sempre à mesma hora...são rotinas que a mim me fazem muita confusão, até porque eu não tenho uma boa relação com as rotinas. Somos cronicamente incompatíveis!!!
Bem sei que há rotinas que não conseguimos ultrapassar. No meu caso, o facto de estar 8 ou mais horas, entre quatro paredes, sempre a cruzar-me com as mesma pessoas já me deixa um pouco stressado, mas é incontornável...
Eu já tenho um escape para esta rotina, o ginásio que frequento em regime de livre-trânsito, que me dá a liberdade de ir lá quando quero e quando me apetece, sem horários obrigatórios ou horas definidas para se ir fazer exercício. Mas, mesmo assim, não me chega...preciso de fazer coisas diferente durante a semana. Esta ideia de convidar o meu amigo H para ir beber um copo depois do trabalho parece-me muito boa para fugir à normalidade dos dias de semana e dos movimentos pendulares habituais e à hora certa...
Temos que fazer mais isto, até para dar um pouco mais de vida à nossa capital, e às nossas cidades em geral. Não é a solução, mas já ajuda. Se todos fizéssemos isto no mesmo dia aqui em Lx, notava-se bem a diferença...
Há outros factores que fazem com que a nossa vida acabe por ser rotineira e metódica: os filhos, o facto de se viver fora da cidade e o comodismo daqueles que gostam de chegar a casa cedo, para jantar cedo e para se aninharem no sofá a ver a televisão. Mas a vida não é só isso. Sabe bem, às vezes, é certo, mas há outras coisas diferentes e giras para se fazer. Não digo fazer isto todos os dias (até porque se tronaria noutra rotina), mas de vez em quando para espairecer e relaxar acho que é uma ideia a aproveitar.
Por mim começa já esta semana. Depois...logo se verá!

6 comments:

Inês said...

A minha casa é no centro do Porto e é uma coisa da qual não abdico. Isso e a rotina que tinha de ir tomar café TODOS os dias com os meus amigos a partir das 22h. Era a melhor rotina do Mundo e esquecia completamente a rotina de todo o restante dia que tinha passado :)

Ele há horas assim... said...

Inês,

Essa "rotina" de que falas, é mais uma forma de fugir à rotina do dia-a-dia, do trabalho, do caminho do trabalho para casa...

É uma rotina saudável, sem dúvida!

Beijo

Miguel F. Carvalho said...

podes sempre tornar espanhol... o Saramago também foi para lá só pela 'movida'... lol

Anonymous said...

Acho que tens toda a razão e só me apercebi disso agora, que trabalho em plena Lisboa e quando, pela altura do Natal, tive de ir ao Rossio e passei pelas Portas de Santo Antão, às 19h, e vi a Igreja deste Santo iluminada. Fez-me lembrar Itália :-)) E se lá era tão bonito, porque não é aqui também bonita esta imagem igual a muitas que vi lá?

Nesse dia fiquei com a certeza absoluta que o "Vá para fora cá dentro" deveria ter muito mais impacto sobre as pessoas se vissem esta mesma imagem.

Daniela Sousa Photography said...

meu amigo... e a sua vida socila ao mais alto nível! ;)

Catarina said...

Let's go party!!!!!!!!!!!!!!!