Saturday, February 9, 2008

A "nossa casa" cada vez está com mais lixo...

No pasado dia 6, saíu uma notícia no Público que me deixou bastante preocupado...
Já todos sabemos que os problemas ambientais se multiplicam e que se não nos mobilizarmos todos para inverter a tendência actual das coisas, a realidade do ser humano irá ser bastante diferente daquela que conhecemos hoje...

Bem sei que os problemas ambientais não são o único problema que existe na humanidade e que a pobreza, a fome, as doenças, os conflitos e as limpeza étnicas, entre outros, são uma ameaça ao bem estar global. Mas não sejamos hipócritas ao ponto de secundarizar problemas ambientais, São um factor tão importante como qualquer outro para o equilíbrio dos nossos ecossistemas...

Fica aqui a notícia...

A maior lixeira flutuante do mundo fica no oceano Pacífico e estende-se do Japão ao Havai !

Segundo explica Charles Moore, oceanógrafo americano que descobriu o fenómeno, ao jornal "The Independent", os resíduos não biodegradáveis mantêm-se concentrados devido às correntes oceânicas, a 500 milhas náuticas da costa da Califórnia.

"Inicialmente as pessoas pensavam que era uma ilha de lixos plásticos, sobre a qual quase se podia andar. Mas não é bem isso. É mais como uma sopa de plástico", explica Marcus Eriksen, investigador da Fundação Algalita para Investigação Marinha.
O oceanógrafo Curtis Ebbesmeyer compara a lixeira flutuante a um ser vivo. "Move-se como um animal enorme". Quando chega a terra, no arquipélago do Havai, a praia fica coberta de lixo.

Segundo a edição online do jornal, cerca de um quinto dos resíduos provêm de descargas de navios e de plataformas petrolíferas. O resto vem do continente.

Moore descobriu a lixeira em 1997 quando participava numa regatta entre Los Angeles e o Havai, numa zona com pouca circulação oceânica, devido aos ventos fracos. Ontem alertou que, a menos que os consumidores reduzam os seus resíduos plásticos, a lixeira pode duplicar de tamanho nos próximos dez anos.

David Karl, oceanógrafo na Universidade do Havai diz que "não há razão para duvidar" da Fundação Algalita mas defende que são precisos mais estudos sobre a dimensão e natureza da "sopa de plástico". Karl está a preparar uma expedição que vai ao local no final deste ano.

Segundo a ONU, os resíduos de plástico são responsáveis pela morte de mais de um milhão de aves marinhas e mais de cem mil mamíferos marinhos por ano...

Então? É ou não é preocupante??

6 comments:

Miguel F. Carvalho said...

o maior problema da Humanidade está na China e na Índia... a fome de desenvolvimento que estes países têm está a torná-los nos maiores consumidores do mundo e consequentemente nos maiores poluidores do mundo...

Sadeek said...

Revoltante...no mínimo!

@martasta said...

Não fazia ideia :s
e sim, é bastante preocupante!

Heidi said...

vai-se tornar sem dúvida num problema sério nos próximos anos...se é que não é já. As boas notícias por cá, é que cada vez se faz mais reciclagem...está a aumentar exponencialmente o uso da reciclagem.
Mas como referem aqui, a China e India, deverão ter um papel importante na redução dos seus resíduos.

@martasta said...

o pouco de reciclagem que cada um faz em casa é importânte mas parece insignificante quando comparado com os resultados de politicas de reciclagem que grandes empresas e até autarquias podiam fazer. Enfim, não é à velocidade necessária mas as coisas vão mudando

Rodopia... said...

Os problemas ambientais não são os únicos problemas do Mundo, mas são um dos maiores, porque podem agravar bastante os problemas considerados piores - pobreza, doenças, fome. E são muitas vezes erradamente desvalorizados por quem se esquece disto.

Sim, é realmente muito preocupante. Este é o único Mundo que temos!!