Wednesday, December 19, 2007

Todos diferentes...todos iguais

Ao ir almoçar com um colega de trabalho (o "T") com quem já não confraternizava há algum tempo, reparei o quanto somos todos diferentes e de opiniões tão diversas. Estávamos a falar sobre os nossos colegas e sobre a notória desmotivação da maior parte das pessoas no escritório.
Quando falamos de um colega específico, (o "D") chego à conclusão que a opinião que o meu companheiro de almoço tem dessa pessoa é exactamente a oposta de outro colega que também trabalhou directamente com a pessoa em causa.

O L acha que esse nosso colega D (que é um responsável de departamento...) é uma pessoa que não só não defende os seus subordinados quando alguma coisa corre mal, como ainda aproveita para os criticar e "dar-lhes na cabeça" publicamente. Por outro lado, outro colega nosso (o "S") acha exactamente o oposto e já me disse várias vezes que o D é pessoa para assumir a responsabilidade sozinho de alguma coisa que corra mal no seu departamento e depois, em privado, chama a atenção aos seus colaboradores que a situação deve ser corrigida e que devem estar atentos para que a situação não se repita...

É incrível como estas duas pessoas têm opiniões tão divergente sobre a mesma pessoa.
Eu, pessoalmente, acho que o D até nem é má pessoa, mas lá está, nunca trabalhei directamente com ele para poder "desempatar" isto...por isso nem sequer emiti opinião!

Mas o que eu acho é que com este tipo de conversas que às vezes se criam alguns mal-entendidos e maus ambientes. Eu não sou pessoa para me deixar influenciar muito pelas opiniões alheias sobre esta ou aquela pessoa. Mas se este tipo de comentários chegar aos ouvidos de muito boa gente que aqui trabalha, começa logo a confusão e os boatos.
É incrível como continuamos a cometer os mesmos erros, dia após dia, semana após semana, mês após mês...
E é ainda mais incrível como a maior parte das pessoas ainda não entende que é possível ter uma relação aberta e boa com os colegas de trabalho sem que seja necessário a intromissão na vida privada de cada um e sem que seja necessário "rotular" este ou aquele colega...

Eu tento, ao máximo, evitar omitir opiniões e juízos de valor sem ter "provas" concretas do carácter desta ou daquela pessoa. Bem sei que não sou o dono da razão, mas de uma coisa tenho a certeza ...é que se toda a gente pensaase um pouco assim, o tempo que passamos no local de trabalho seria muito mais agradável e produtivo...

10 comments:

Miguel F. Carvalho said...

eu acho que culpa disso é do F porque não consegue assumir responsabilidades perante o K e depois quem se lixa é o A, D, G, I, J, O, R, U e W...

Ele há horas assim... said...

vejo que ainda sabes o abecedário...embora com algumas falhas...

Miguel F. Carvalho said...

não são falhas... o B não se lixa porque se dá bem com a L, a qual dorme com V... mas isso salta logo à evidência ó E..le Há Horas Assim... lol

Maria said...

mas olha que é mesmo como tu dizes..:)

Gostei imenso do blog.Vou voltar.
beijo

Inês said...

Eu pensava que isto de falar mal de uns e outros era característica feminina :P Característica essa que eu não suporto!
Tal como tu acho que nos devemos abster de julgar as pessoas antes de conhecer toda a história... Seria mais fácil se todos entendessem que o trabalho em equipa é mais produtivo e mais moralizante... O mau ambiente só faz com que tenhamos cada vez menos vontade de trabalhar!

Paula said...

Apoio-te 100%. No meu trabalho é a mesma coisa. Só boatos e mal entendidos, porque certas pessoas não guardam a opinião delas para elas próprias e falam mal dos outros, às vezes sem os conhecerem.
Tristezas...
Beijinhos!

Catarina said...

Tanta sabedoria e bom senso, my dear... Assim mesmo é que é!!!

Daniela Sousa Photography said...

Não sei se sou uma previligiada ou não, mas que tenho um excelente ambiente de trabalho é uma grande verdade... fala-se nos corredores, não é uma excepção, mas a mim e a muitos com quem me dou isso passa exactamente ao lado... nunca gostei, aliás sempre detestei estar aliada a um diz que disse...

o segredo da lua said...

Feliz NAtal

Paula said...

Um Feliz Natal, com muitas prendas, amor, carinho e saúde!
E junto de todos os que são mais importantes para ti!
Beijinhos e bom Natal!