Tuesday, April 1, 2008

Our Natural way of life...

Como disse num dos posts anteriores, tenho aproveitado os fds para passear por aí (Viena foi um fds à parte, ok? Eu refiro-me a passear mesmo por cá dentro, tá?)

E este até foi bem pertinho...fui até ao Chiado! Dar um saltinho à FNAC para gastar dinheiro em CD's, beber um cafézinho numa esplanada num daqueles pátios todos arranjadinhos que já encontramos nesta zona, dar uma espreitadela nas lojas de rua (Em especial na Loja do Gato Preto, uma vez que ia acompanhado pela minha decoradora do lar e a visita ao Gato Preto revela-se essencial nestas alturas...) e, por fim, sentir algum (do pouco) movimento que esta cidade tem ao fds. Já aqui falei acerca de achar que a cidade de Lisboa, ao contrário da maior parte das capitais europeias, fica deserta (ou quase) aos fds, por isso não me vou repetir.

Desta vez quero referir-me às pessoas em geral com quem me cruzei neste nosso passeio de fds. Vi, na cara das pessoas, uma tristeza generalizada, como há muito tempo eu não via. Achei o nosso povo tão abatido, tão triste, tão pessimista, tão pensativo, o que me causou alguma apreensão. Até porque nós somos conhecidos lá fora por sermos um povo alegre, simpático, divertido e sempre com um sorriso. Mas...não neste fds! Este fds achei que estamos mais sérios, mais carrancudos, mais preocupados. É um sinal dos tempos difíceis que este país está a atravessar, é óbvio, mas deixa-me a pensar...

Maus períodos já tivemos antes e, com maior ou menor dificuldades, lá fomos ultrapassando as coisas. Não sei se era por ser mais jovem, menos preocupado com este tipo de coisas e mais distraído com as pessoas que passavam por mim, mas a verdade é que nunca me tinha apercebido da quantidade de gente que passa por nós com um ar tristonho...

Fez-me alguma impressão, confesso. Talvez nunca tenha reparado antes, talvez isto não seja novidade. Mas neste fds, reparei nisso e fiquei a pensar nisto. Estaremos a ficar mais tristes? Estaremos a perder aquela alegria, apesar de todas as dificuldades que temos tido nas últimas décadas? Espero que não...
O sorriso português, apesar de todas as contrariedades, faz parte da nossa forma de estar na vida. Ao menos isso, convinha manter. É a nossa identidade e essa nunca deverá desaparecer...

6 comments:

Anonymous said...

Só mesmo os brasileiros é que conseguem continuar a rir e a sambar no meio da desgraça...

Anyone said...

Sabes que eu também não tinha essa noção, mas desde que voltei a andar de transportes notei que as pessoas para além de tristes, pouco sorridentes e acabrunhadas, estão mais desconfiadas que nunca, não agem com naturalidade! Também acho que todos nós vivemos muito stressados, a corrida do dia a dia, horas e horas no trânsito e nos transportes todos os dias, todos os dias a contar os tostões que temos na carteira, entre outros factores que tornam os dias de hoje mais complicados. Contudo, nada justifica a ausência de um sorriso!!!

Miguel F. Carvalho said...

isso deve ter sido porque a maioria dos portugueses estava de férias no Brasil, Cuba, Dominicana e afins, já que os voos da Páscoa estavam cheios...

ou tinham aproveitado o bom tempo e ido nos seus Audi's para o sol de Cascais...

ou então estavam todos no Algarve a encher os hóteis...

crise? qual crise??

Ele há horas assim... said...

Miki, estás a falar de uma minoria, não?

@martasta said...

É bem verdade, as pessoas têm problemas financeiros, já não podem fazer muitas das coisas que faziam há 10 anos atrás...
mas acho que esse sorriso e essa vontade de sermos portugueses não vamos perder nunca!

bjca xL

Miguel F. Carvalho said...

não, não estou a falar de uma minoria...

existe muita bem gente bastante bem na vida actualmente em Portugal... e esse deve ser o grande problema do nosso País... é que muita dessa gente de certeza que não anda a pagar impostos...